quinta-feira, 21 de março de 2013

Poema de Álvares de Azevedo.





Se eu morresse amanhã.


                                                    Se eu morresse amanhã, viria ao menos
                                                    Fechar meus olhos minha triste irmã;
                                                    Minha mãe de saudades morreria
                                                             Se eu morresse amanhã!

                                                    Quanta glória pressinto em meu futuro!
                                                    Que aurora de porvir e que manhã!
                                                     Eu perdera chorando essas coroas
                                                              Se eu morresse amanhã!
                            
                                                      Que sol! que céu azul! que doce n'alva
                                                      Acorda a natureza mais louçã!
                                                      Não me batera tanto amor no peito
                                                              Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
  A ânsia de glória, o dolorido afã...
     A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!

                                                          (Poesias diversas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário