quinta-feira, 21 de março de 2013

Poema de Álvares de Azevedo

        
         
                                                  Namoro a Cavalo.
                                       Eu moro em Catumbi. Mas a desgraça
                                       Que rege minha vida malfadada
                                       Pôs lá no fim da rua do Catete
                                       A minha Dulcinéia namorada.

                                       Alugo ( três mil reis) por uma tarde
                                       Um cavalo de trote ( que esparrela!)
                                       Só para erguer meus olhos suspirando
                                       À minha namorada na janela...

                                       Todo o meu ordenado vai-se em flores
                                       E em lindas folhas de papel bordado
                                       Onde eu escrevo trêmulo, amoroso,
                                       Algum verso bonito...mas furtado.

                                       Morro pela menina, junto dela
                                       Nem ouso suspirar de acanhamento...
                                       Se ela quisesse eu acabava a história
                                       Como toda Comédia – em casamento...

                                       Ontem tinha chovido...Que desgraça!
                                       Eu ia a trote inglês ardendo em chama
                                       Mas lá vai senão quando uma carroça
                                       Minhas roupas tafuis encheu de lama.

                                       Eu não desanimei. Se Dom Quixote
                                       No Rocinante erguendo a larga espada
                                       Nunca voltou de medo, eu, mais valente,
                                       Fui mesmo sujo ver a namorada...

                                       Mas eis que no passar pelo sobrado,
                                       Onde habita nas lojas minha bela,  
                                       Por ver-me todo lodoso ela irritada
                                       Bateu-me sobre as ventas a janela...

                                       O cavalo ignorante de namoros
                                       Entre os dentes tomou a bofetada,
                                       Arrepia-se, pula, e dá-me um tombo
                                       Com as pernas para o ar, sobre a calçada...

                                       Dei ao diabo os namoros. Escovando
                                       Meu chapéu que sofrera no pagode,
                                       Dei de pernas corrido e cabisbaixo
                                       E berrando de raiva como um bode.

                                       Circunstância agravante. A calça inglesa
                                       Rasgou-se no cair de meio a meio,
                                       O sangue pelas ventas me corria
                                       Em paga do amoroso devaneio!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário