quinta-feira, 21 de março de 2013

Poema Álvares de Azevedo





Luar de Verão

                               O que vês, trovador? - Eu vejo a lua
                               Que sem lavor a face ali passeia;
                               No azul do firmamento inda é mas pálida.
                               Que em cinzas do fogão uma candeia

                               O que vês, trovador? - No esguio tronco
                               Vejo erguer-se o chinó de uma nogueira
                               Além se entorna a luz sobre um rochedo
                               Tão liso como um pau-de-cabeleira


                               Nas praias lisas a maré enchente
                               S'espraia cintilante d'ardentia
                               Em vez de aromas as doiradas ondas
                               Respiram efluviosa maresia!

                               O que vês, trovador? -No céu formoso
                               Ao sopro dos favônios feiticeiros
                               Eu vejo-e tremo de paixão ao vê-las-
                               As nuvens a dormir, como carneiros.

                               E vejo além, na sombra do horizonte,
                               Como viúva moça envolta em luto,
                               Brilhando em nuvem negra estrela viva
                               Como na treva a ponta de um charuto.

                               Teu romantismo bebo, ó minha lua,
                               A teus raios divinos me abandono,
                               Torno-me vaporoso, e só de ver-te
                               Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário